Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Modelo OSI Camada Fisica e Enlace

ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.
Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores
em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
A ISO costuma trabalhar em conjunto com outra organização, a ITU (International Telecommunications Union), publicando uma série de especificações de protocolos baseados na arquitetura OSI. Estas séries são conhecidas como 'X ponto', por causa do nome dos protocolos - X.25, X.500, etc.






1 - Camada Física


A camada física
define as características técnicas dos dispositivos elétricos (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação que se comunicam diretamente com o controlar da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
Move bits
(ou bytes, conforme a unidade de transmissão) através de um meio de transmissão.
Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, tensões etc.
Controle de acesso ao meio.
Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede
.


Não é função do nível físico tratar problemas como erros de transmissão, esses são tratados pelas outras camadas do modelo OSI.


2 - Camada de Enlace ou Ligação de Dados

A camada de ligação de dados também é conhecida como camada de enlace ou link de dados. Esta camada detecta e, opcionalmente, corrige erros que possam acontecer no nível físico. É responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados.
Exemplo de protocolos nesta camada: PPP
, LAPB (do X.25),NetBios.
Na Rede Ethernet
cada placa de rede possui um endereço físico, que deve ser único na rede.
Em redes do padrão IEEE 802
, e outras não IEEE 802 como a FDDI, esta camada é dividida em outras duas camadas: Controle de ligação lógica (LLC), que fornece uma interface para camada superior (rede), e controle de acesso ao meio físico (MAC), que acessa diretamente o meio físico e controla a transmissão de dados.

Topologia de Redes (Veremos masi detalhadamente no proximo post)


Ponto-a-ponto

Anel - Token Ring
Estrela
Barramento
Árvore

Controle de Acesso


Centralizado: Uma máquina é responsável por controlar o acesso ao meio. Ex: estrela, antena de celular.
Distribuído: Todas as máquinas fazem o controle de acesso. Ex: Anel, ethernet (Barramento).



Nenhum comentário:

Postar um comentário