Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Certificação Rede Estruturada: Teste Físico.

Metodologia de Testes

     Atualmente, são usadas várias técnicas para testar e avaliar o funcionamento de uma rede estruturada. Nossa missão, desde então, é saber quais são essas técnicas e quais variáveis de suporte são utilizadas para nos apropriarmos da certeza do bom funcionamento do cabeamento instalado.

Teste Físico

     Esse teste nos dá condição de percebermos de imediato a situação do meio físico no momento que foi instalado. Dessa forma, é indicado executar o teste físico logo após ter passado o cabeamento pelos dutos de passagem e ter conectorizado suas pontas.
     Essa rotina deve ser seguida, pois, ao passarmos o cabeamento cabeamento, as caixas de, passagem ainda estão abertas, o painel não está fechado, possibilitando maior facilidade de troca do cabo, caso algum problema físico seja encontrado.

     O teste físico possui este nome porque todos os testes executados nesse ponto são de nível físico. Por meio dele, conseguimos perceber:
*Inversão de pares;
*Cabos ou pares rompidos;
*Pares mal conectados;
*Curto Curto-circuito.
     Agora, fica claro, o motivo pelo qual esse teste se apresenta insuficiente para certificar uma rede. Pois, só com esses resultados de nível físico, não somos capazes de informar se a nossa rede trafega dentro do limite de freqüência da categoria, quanto o sinal está sendo atenuado, ou qual a interferência que um par gera em outro.
     É de extrema importância conhecermos as características de funcionamento do cabo instalado, para realmente possuirmos base de informação e discutir se determinado problema, que possa surgir, seria causado por dano no meio de comunicação ou hardware, ou até mesmo software.
    O teste físico é implementado por meio de pequenos aparelhos chamados Test Test-set set. Estes equipamentos são conectados ao cabo, sendo um em cada ponta (terminação) e o terminador que faz o papel de amostragem do teste na ponta mais distante.


     Nosso próximo post começaremos com os testes de desempenho, este conteúdo é mais extenso e dividiremos em mais de uma parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário